Seja Bem Vindo, 12 de Dezembro de 2017
Com aula inaugural começa Curso Técnico em Agropecuária em Novo Horizonte do Norte
Publicado em: 22/11/2017 ás 07:12:00 Autor: Altair Barbosa Fonte: Assessoria de Imprensa

Foram 117 candidatos inscritos, mas eram apenas 40 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária, iniciado terça-feira, 21 de novembro em Novo Horizonte do Norte.

O curso terá a duração de pouco menos de dois anos, com 1.200 horas, sendo teóricas e práticas. A aula inaugural foi realizada no anfiteatro da Escola Municipal Ulisses Guimarães, local que acontecerão as aulas.

Além dos alunos, participaram da solenidade o prefeito Silvano Pereira Neves (PSD), presidente da câmara de vereadores Gildo Uliana (PR), comandante da Polícia Militar de Novo Horizonte do Norte, cabo PM Valdecir Laércio da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) Nelson Camargo Lopes, os secretários municipais, lideranças comunitárias e sindicais, a coordenadora local do curso, a agrônoma e o veterinário que ministrarão as aulas esse ano, o vereador Geraldo Pereira Gomes (PSB), as vereadoras Letícia Castilho (PP) e Cida Gorges (PR), além de familiares dos estudantes.

O prefeito Silvano, fez questão de agradecer o governo do estado, que através do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC), Domingos Sávio Parreira, atendeu a reivindicação. “Sem dúvida, esse curso é de grande importância para fomentar ainda mais a agricultura familiar do nosso município”, enalteceu o prefeito.

Impossibilitada da presença, Neusa de Paula, SECITEC de Sinop, gravou um áudio saudando os cursistas e elogiando o prefeito e equipe pela audácia de conseguir um curso profissionalizante num momento de crise econômica, demonstrando com isso capacidade de articulação, mobilização e compromisso com a agricultura familiar.

Para o aluno Hudson Rodrigues, o curso é de grande valia para os jovens de Novo Horizonte do Norte que não tem oportunidade de buscar outras localidades para estudar. “É de suma importância para a economia de nossa cidade, para formação de profissionais que irão desenvolver ainda mais a agricultura, melhorando a qualidade dos produtos”.

“Tenho empresa em Porto dos Gaúchos e estou sempre em contato com os agricultores. Com certeza, esse curso vem a somar na minha vida profissional”, mencionou a aluna Juliana Tineu Nunes.

Além de aluno, Nelson Camargo Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, agradeceu as parcerias para a realização do curso, destacando a oportunidade de voltar a estudar.

“Esse é um momento de muita satisfação, por estarmos celebrando o resultado de um trabalho coletivo. É uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e iniciativa e empenho do nosso prefeito que tem demonstrado grande influência nas ações que está desenvolvendo no município”, frisou o professor Amilton da Silva Amaral, secretário de educação.

Ainda conforme o prefeito Silvano, devido o número expressivo de inscritos para a seleção, ele e sua equipe estarão se emprenhando para que sejam formadas novas turmas do Curso Técnico em Agropecuária, bem como de outros cursos profissionalizantes.

Após a cerimônia da aula inaugural, fora servido um lanche com produtos da agricultura familiar.