Seja Bem Vindo, 25 de Junho de 2017
Encerrado ciclo de reuni√Ķes que visa fortalecer agricultura familiar em Novo Horizonte do Norte
Publicado em: 31/05/2017 √°s 04:33:00 Autor: Altair Barbosa Fonte: Assessoria de Imprensa

Entre os dias 15 e 23 de maio, profissionais da Secretaria de Agricultura de Novo Horizonte do Norte, realizou um ciclo de reuniões nas comunidades rurais do município, visando fortalecer a agricultura familiar aos pequenos produtores.

Os principais objetivos foram realizar levantamento de produção, oferecer programa de melhoramento genético, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e esclarecimentos da nova lei de defesa sanitária do Indea.

Além disso, foi feito levantamento da produção que servirá como base para o direcionamento dos trabalhos na agricultura, onde a participação dos produtores é fundamental para direcionar os serviços.

Durante os encontros, Drª. Ana Flávia Silva Almeida, médica veterinária do Indea, esclareceu a nova lei de sanidade animal, entre outras informações, como vacinação contra brucelose e aftosa.

Representantes da Cooperativa de Crédito Sicred, participam, oferecendo linhas créditos aos produtores.

A Engenheira Agrônoma Laurinda Mara, Secretária de Agricultura, apresentou alguns projetos a serem implantados, que vão desde apoio à piscicultura, lavoura do café e bacia leiteira.

Em suas falas nas reuniões, o Técnico Agrícola Cristiano Mesnerovisk, afirmou sobre a reativação do viveiro municipal, onde serão disponibilizadas variedades em mudas de plantas, inclusive frutíferas.

“A ideia nossa é saber o que os produtores estão produzindo ou tem interesse em produzir para que possamos melhor direcionar nossos serviços e atendê-lo com melhor qualidade”, mencionou a Secretária de Agricultura Mara.

Dr. Renan destacou sobre os serviços que estão realizados pela Secretaria de Agricultura. “Caso os produtores precisarem, seja qual for o serviço relacionado à agropecuária, estamos à disposição, como, assistência técnica, clínica e cirúrgica”, finalizou o médico veterinário Dr. Renan.

De acordo com profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, os produtores que não puderam participar nas reuniões, devem passar na referida secretaria até o dia 10 de junho, para estar preenchendo a ficha de cadastro de levantamento produtivo do município, que tem como base ser uma ferramenta participativa no direcionamento nas atividades da secretaria municipal de agricultura.