Seja Bem Vindo, 16 de Julho de 2018
Prefeito firma parceria com Sebrae para fomentar bacia leiteira em Novo Horizonte do Norte
Publicado em: 09/04/2018 ás 14:07:00 Autor: Altair Barbosa Fonte: Assessoria de Imprensa

Aumentar a produção do leite em Novo Horizonte do Norte e valorizar cada vez mais o pequeno produtor. Com esse objetivo, a prefeitura do município, firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), implantando o “Programa Nosso Leite”, que visa auxiliar e levar conhecimentos teóricos e práticos, no desenvolvimento na cadeia produtiva do leite.

O projeto teve início na tarde de quarta-feira, 04 de abril, na Comunidade Santo Agostinho no assentamento. Vários produtores participaram da palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Fernando Buenos.

Além do prefeito Silvano Pereira Neves (PSD), participaram Luiz Carlos, Assistente Administrativo do Sebrae regional de Juína, Laurinda Mara, engenheira agrônoma e Renan Tartari, médico veterinário Secretária da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Novo Horizonte do Norte.

Após a palestra de apresentação com demonstrativos do projeto, 10 produtores de leite, demonstraram interesse em participar do programa. No dia seguinte, todos visitaram duas propriedades para continuidade das apresentações, com explicações específicas do “Programa Nosso Leite”.

Conforme o engenheiro Fernando, o projeto é de longo prazo, sendo que os resultados positivos virão de 03 a 04 anos.

“Em apenas 10 hectares de terra, podemos produzir até 1.000 litros de leite por dia. Precisamos que os produtores sigam corretamente as informações que estamos passando. Com certeza, os resultados virão”, explicou o engenheiro Fernando.

Ainda conforme o engenheiro Fernando, de início, os produtores farão anotações em um caderno específico, para organização de seus trabalhos na propriedade. Posteriormente, serão desenvolvidas as técnicas para trabalhos de alimentação do gado no período da seca e, por fim, melhoramento genético.

Conforme o prefeito, o município estará dando todo o suporte necessário para viabilidade do programa, disponibilizando os profissionais da Secretaria de Agricultura para atender os produtores.

“Por entender da necessidade e da importância em fortalecer a agricultura familiar do município, fiz questão de acompanhar os dois dias de trabalho que o Sebrae está desenvolvendo aqui. Estamos trabalhando para que o nosso produtor seja valorizado”,  destacou o prefeito Silvano Pereira Neves.

O projeto será coordenado e acompanhado pelo engenheiro agrônomo Fernando Buenos, com visitas nas propriedades.  Os 10 produtores do projeto, serão monitorados e orientados pela engenheira agrônoma Laurinda Mara.

Assistir ao Vídeo 1