Seja Bem Vindo, 19 de Outubro de 2017
Unidade Tecnológica do Pró-Leite será implantada em Novo Horizonte do Norte
Publicado em: 25/09/2017 ás 13:25:00 Autor: Altair Barbosa Fonte: Assessoria de Imprensa

Para fomentar a cadeia produtiva do leite, será implantada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Bovinocultura de Leite no município de Novo Horizonte do Norte.

O convênio na ordem de R$ 19.000,00 (dezenove mil reais), foi assinado pelo Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Suelme Evangelista Fernandes, sábado, 23 de setembro durante a 6ª edição do tradicional “Café da Roça”, em Juína, na Caravana da Transformação.

No ato, além do prefeito Silvano Pereira Neves (PSD), estavam presentes as vereadoras Cida Gorges (PP) e Letícia Castilho (PP).

Conforme o prefeito Silvano, o recurso já está disponível em conta e, que a partir de agora será feita uma pré-seleção e escolher a propriedade para iniciar a implantação da URT nos próximos dias.

URT
A URT faz parte do Programa do Governo de Mato Grosso Pró-Leite, que busca a eficiência da atividade, através de ações para melhorar a alimentação do gado e índices zootécnicos, minimizar os custos de produção para aumentar a renda da unidade familiar, dentre outros.

A mudança dentro da propriedade a receber a URT, começará com a seleção do rebanho, recuperação de pastagem degradada, envolvendo as seguintes ações: análise de solo e interpretação, calagem, construção de cerca elétrica, manejo de pasto em sistema rotacionado, plantio da cana-de-açúcar e outros. O principal fator é garantir uma alimentação de qualidade para o rebanho bovino e reduzir custos na atividade, realizando anotações mensais para análises e tomada de decisões.

Nos piquetes rotacionados serão implantados o capim da cultivar mombaça para alimentação no período das águas. No período da seca, a cana-de-açúcar será utilizada para o restante do rebanho e a silagem para vacas lactantes.

O trabalho também é organizar a parte financeira da produção leiteira, ou seja, controle para conferir se está obtendo lucro e identificar os pontos de estrangulamento no custo de produção.