Seção de atalhos e links de acessibilidade

Notícias

Com emissão de títulos nos assentamentos, prefeito Silvano fará parceria para documentar Projeto Casulo


Data: 24 de Agosto de 2021
Autor: Altair Barbosa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Categoria: Agricultura

Depois de fazer com que se tornasse realidade a titulação dos assentamentos em Novo Horizonte do Norte, o prefeito Silvano Pereira Neves (MDB), busca agora iniciar o processo de documentação dos Casulos I e II.

Em reunião realizada na noite de segunda-feira, 23 de agosto com os vereadores e alguns casulenses, ficou definido que a prefeitura fará parceria para iniciar o Georreferenciamento nos lotes. 

A parceria, se faz necessário devido à falta de recursos e material humano no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no qual fica impossibilitado em realizar os trabalhos.

“Como fizemos nos assentamentos que já é realidade a titulação, viemos aqui trazer a proposta para iniciar o processo de regularização dos Casulos. A documentação é extrema importância para as pessoas que alí vivem. Com isso dá mais segurança e valorização na sua propriedade’, destacou o prefeito Silvano.

O valor do GEO nos 59 lotes é de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). A contrapartida da prefeitura será de 40%. O restante deverá ser custeado pelos casulenses.

“O município quer regularizar pelo bem maior da sociedade. Terra sem documento acaba sendo inviável para as pessoas. Essa regularização vai facilitar muito a vida de todos esses parceleiros do Incra”, citou João Carlos Oliveira (PL), presidente da Câmara de Vereadores.

O parceleiro Espedico Valentin, fez questão de mencionar sobre a iniciativa do prefeito Silvano. 

“Dando o primeiro passo é sinal de que tudo corre bem. Tem que começar, se não começar, nada vai pra frente. Eu espero que com esse grupo, todos interessando cada um fazendo a sua parte, nós seremos felizes e vamos conseguir adquirir o documento de cada área de terra que vivemos”, frisou Espedico.

“É de fundamental importância para nós que estamos a vários anos na área. É um momento que a gente sempre esperou. Graças à Deus chegou esse momento para dar início”, disse Nelson Camargo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Horizonte do Norte.

“No assentamento já tem vários títulos emitidos. Ainda tem alguns lotes em processo de titulação na Gleba Caracol. E assim que finalizar, o Incra deve marcar uma data para entrega dos títulos”, finalizou o prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves.
 

Vídeos

Depois dos assentamentos, prefeito Silvano fará parceria para documentar Projeto Casulo