Seja Bem Vindo, 14 de Dezembro de 2018
Em Brasília prefeito Silvano assina termo de adesão ao programa Internet para Todos
Publicado em: 12/03/2018 ás 16:58:00 Autor: Altair Barbosa Fonte: Assessoria com informações

O prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves (PSD), assinou na tarde de segunda-feira, 12 de março, em Brasília, o termo de adesão que contemplará o município com o programa Internet para Todos.

O programa pretende levar banda larga para escolas, hospitais e localidades sem conectividade de todas as regiões do país a partir do chamado SGDV (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). O satélite, que está em órbita desde maio de 2017 e tem vida útil de 18 anos, recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do Governo Federal.

Na solenidade, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, teve a participação de 2.471 prefeitos. A cerimônia de assinatura dos contratos contou com a participação do presidente da República, Michel Temer.

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab,, o primeiro lote de atendimento de municípios será entregue esta semana à Telebras e à Viasat, empresa americana que firmou parceria com a estatal para oferecer o acesso à internet.

Conforme o prefeito Silvano, em seu discurso, Kassab afirmou que os municípios beneficiados nesta primeira fase começarão a receber as antenas no mês de maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

“Enviamos a proposta com coordenadas geográficas e imagens, para implantar o programa em todas as comunidades rurais e, em mais três pontos estratégicos na área urbana do município”, destacou o prefeito Silvano Pereira Neves.

O município deverá selecionar um espaço na localidade indicada para instalação de uma antena pela empresa de internet credenciada para prestar o serviço. A prefeitura ainda, se responsabiliza pela segurança desse equipamento a também arcar com as despesas de energia elétrica que irá consumir.

No evento, o presidente Michel Temer, sancionou a lei que libera R$ 2 bilhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para prefeituras, que deverá ser pago nos próximos dias. Os recursos serão voltados para ações nas áreas de educação 50%, saúde 30% e assistência social 20%.

Ainda segundo o prefeito, Novo Horizonte do Norte irá receber em torno de R$ 139.000,00 (cento e trinta e nove mil reais).